A história do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR teve seu início em março de 2005, quando foi formado o Colegiado de Secretários de Turismo da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI.

No anseio de desenvolver o turismo de maneira regionalizada, os membros do Colegiado sob a coordenação da AMFRI elaboraram um planejamento estratégico das atividades a serem desenvolvidas nos anos subsequentes.

De tal planejamento foram priorizadas a elaboração de um plano de marketing, a sinalização turística, a roteirização e a integração dos transportes. Os anos de 2006 e início de 2007 foram dedicados ao Plano Estratégico de Marketing Turístico Integrado, a criação do nome da região, bem como da sua logomarca. “Costa Verde & Mar – A Rota do Sol Catarinense” foi escolhida como a marca da região para ser utilizada institucional e comercialmente.

A partir desse momento, observou-se a necessidade de formação de um Consórcio que integrasse turisticamente os municípios. Assim, em 17 de agosto de 2007, surge o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar – CITMAR quando os Prefeitos dos Municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo assinaram o Protocolo de Intenções, objetivando ordenar a utilização dos recursos disponíveis e reforçar o papel do município no desenvolvimento do turismo regional.