You are currently viewing Comitiva de Blumenau conhece o projeto Educando o Olhar para o Turismo

Comitiva de Blumenau conhece o projeto Educando o Olhar para o Turismo

• Post category:Sem categoria

Nesta sexta-feira (28) uma comitiva integrada por profissionais das Secretarias Municipais de Turismo e de Educação de Blumenau esteve presente na sede da AMFRI para conhecer o projeto Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar. Durante a manhã, foram apresentados aos gestores e técnicos de Blumenau a experiência do trabalho interinstitucional, o processo de implementação do projeto e seus resultados, com destaque para o protagonismo do professor e do turismólogo. Houve destaque também para os próximos passos e ações em 2020. A assessora técnica do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR), Vivian Floriani, e a consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva, acompanharam a comitiva.

No mês de novembro o trabalho desenvolvido durante todo o ano de 2019 foi analisado pelos profissionais diretamente responsáveis pelo projeto piloto, que consideraram extremamente relevante na formação integral dos alunos. Assim, por unanimidade, foi decidido que por meio da metodologia de projeto permanente, a temática do Turismo integrará o currículo do Ensino Fundamental do território da AMFRI em 2020.

Na próxima terça-feira (3) haverá reunião do Colegiado das Secretárias Municipais de Educação da AMFRI e do GT de Coordenadores Pedagógicos para o alinhamento e definição das próximas etapas do projeto.

Projeto – Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar
O projeto, desenvolvido pelos colegiados de Educação e Turismo da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, teve início em 2018, com a formação de um comitê gestor das duas áreas e que reuniu Secretários das duas pastas, Coordenadores Pedagógicos, Turismólogos e Professores no planejamento e estruturação da proposta que hoje está em desenvolvimento.

A intenção do trabalho é oportunizar aos estudantes dos 5º anos dos anos iniciais do ensino fundamental, maior conhecimento e valorização do turismo local e regional como um dos impulsionadores da economia e um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento da região no cenário nacional e internacional.

Entre os principais aspectos a ser abordados no decorrer do projeto destaca-se a importância de perceber o turismo como ferramenta social de preservação, valorização da história, da cultura e impulsionador da responsabilidade para com o social e o ambiental o que requer maior compreensão da temática, valorização e sentimento de pertença às cidades, por toda a comunidade escolar.

Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746