You are currently viewing Cerca de 650 crianças e mais de 70 profissionais participam da 1ª Mostra “Educando o olhar para o turismo Costa Verde & Mar

• Post category:Sem categoria

A 1ª Mostra “Educando o olhar para o turismo Costa Verde & Mar” aconteceu no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen, em Camboriú, nesta quarta-feira (13). O evento reuniu 19 escolas dos 10 municípios pertencentes à Costa Verde Mar. A mostra é uma etapa do projeto interinstitucional desenvolvido pelos Colegiados de Turismo e Educação das cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR). Representantes e autoridades dos municípios participantes prestigiaram o evento.

“A nossa região é uma das mais lindas do estado de Santa Catarina. Esse trabalho feito nas escolas leva nossa região para todos os lares”, disse em seu pronunciamento o presidente da AMFRI e prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

Elcio Rogerio Kuhnen, Prefeito de Camboriú, município sede do evento, ressaltou a importância da educação e turismo para as crianças. “Turismo é inovar, é integrar, é saber que a matriz econômica chamado turismo é muito respeitada por todos da região da AMFRI. Trazer para educação, para os futuros formadores de opinião, não apenas o olhar para o turismo, mas também o do turista”.

O projeto piloto foi trabalhado simultaneamente nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo e visou implementar ações pedagógicas para avaliar a possibilidade da inclusão da temática do turismo no currículo da primeira etapa do ensino fundamental junto as redes municipais de ensino desses municípios. Os estudantes puderam conferir stands com resultados das atividades realizadas nas escolas selecionadas para o Projeto Piloto e que remetiam aos principais pontos turísticos da Costa Verde & Mar.

“Esse trabalho é importantíssimo, porque torna cada aluno multiplicador, levando para dentro de suas casas e de toda sua comunidade o conteúdo adquirido”, declarou a vice-presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMFRI e Secretária de Educação de Balneário Camboriú, Rosangela Percegona Borba.

“Gostaria de dar os parabéns a todos os envolvidos neste belo projeto. Mais uma vez a Região Turística da Costa Verde & Mar mostra sua força, sua organização e competência fazendo acontecer esse projeto pioneiro em Santa Catarina”, ressaltou a presidente da Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo e Presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Turismo, Zene Drodowski.

Participaram da atividade cerca de 650 crianças e mais de 70 profissionais para apresentar as ações em torno do turismo da região.

Projeto
O projeto foi construído ao longo de 2018 e início de 2019 com a intenção de oportunizar aos estudantes dos 5º anos dos anos iniciais do ensino fundamental, maior conhecimento e valorização do turismo local e regional como um dos impulsionadores da economia e um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento da região no cenário nacional e internacional.

Entre os principais aspectos abordados no decorrer do projeto destacaram-se a importância de perceber o turismo como ferramenta social de preservação, valorização da história, da cultura e como impulsionador da responsabilidade para com o social e ambiental o que exigiu maior compreensão da temática, valorização e sentimento de pertença às cidades, por toda a comunidade escolar – fator que comprovou-se na Mostra com as brilhantes apresentações dos estudantes.

A Amfri parabeniza a iniciativa, reconhece a dedicação e aplaude mais uma atividade colaborativa de sucesso nesse território que valoriza a integração e qualifica as práticas regionais por meio de ações que vislumbram um espaço de convivência social sempre melhor estruturado para os que aqui vivem e os que nos visitam.

Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria em Comunicação da AMFRI

Fotos: Lyandra Machado Batista e Luiz Carlos Junior